Teixeira de Freitas foi capital da Bahia por alguns dias

Por Daniel Rocha*

Você sabia que Teixeira de Freitas já foi a capital da Bahia? Em algumas ocasiões o então povoado se tornou por alguns dias a capital simbólica e administrativa dos baianos. Mas por que isso ocorreu?

Em 1971 o então povoado de Teixeira de Freitas recebeu a visita do governador do estado da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, ACM, que simbolicamente a transformou em capital administrativa do estado por alguns dias.

Na ocasião o governo travava uma intensa guerra fiscal com Minas Gerais e Espírito Santo devido à retirada sem controle de madeiras extraídas no seu território da região. No momento o governador assinou um decreto proibindo a saída exigindo o beneficiamento na Bahia. Segundo fontes o decreto obrigou a instalação na cidade de diversas empresas madeireiras.

Vista do trevo da cidade. Av. Getúlio Vargas em direção ao centro.

Outras fontes sugerem que em um segundo momento o governador voltou a usar da mesma estratégia antes de terminar o mandato em 1974. Segundo o livro: Bahia de todos os fatos. Cena da Bahia Republicana 1889 – 1991, o governador despachou por dois dias com o seu secretariado, tornando o povoado como capital provisória do estado durante o tempo que esteve na região.

No período o governador ACM fazia uma política de interiorização do governo estadual para o fortalecimento do seu nome, já que ele vinha perdendo apoio no seu principal reduto, a capital Salvador.

Segundos os historiadores Jailson Guerra e Leonardo Alves a visita do governador fez parte da política de expansão do território iniciado pelo governo naquele ano.

Na mesma época, um tímido movimento separatista conservador discutia a emancipação do extremo sul da Bahia e parte do Vale do Mucuri ,Minas Gerais, que pretendia formar um Estado independente para fugir do “atraso e abandono” que se encontrava a região fronteiriça com a Bahia, historicamente ligadas pela estrada de ferro Bahia – Minas, extinta em 1966.

Já em 1988 a cidade de Itamaraju se tornou por alguns dias, simbolicamente, a capital do estado. Não perca os detalhes na próxima postagem.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduando em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O Conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *