Por Daniel Rocha

Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza das Praias, uma gincana ecológica foi realizada em Alcobaça no dia 21 de setembro de 1997.A mobilização contou com a participação de vários setores da sociedade local, demonstrando um bom exemplo de como lidar com questões ambientais.

A competição de limpeza das praias em Alcobaça foi coordenada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e fez parte do movimento mundial pela limpeza das praias da ONG americana Center for Marine Conservation que todos os anos pede a limpeza de praias em todo o mundo.


A gincana mobilizou estudantes, pescadores, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), empresários e várias entidades, e teve início às 8 horas, se estendendo até o final da tarde. Os participantes percorreram quatro quilômetros de praia, entre o Farol e a Barra de Alcobaça.


Durante o evento ecológico, diversos tipos de lixo foram retirados da areia, incluindo tampinhas de garrafas, latas, embalagens de plástico, cacos de vidro, pedaços de isopor, papelão, barbantes, cordas, restos de comida e materiais descartáveis.


A equipe vencedora foi a Hand Mag e recebeu um troféu entalhado em madeira com a cauda da baleia Jubarte, uma espécie que frequenta o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que também localiza-se próximo à costa do município. As equipes do Projeto Casa das Marisqueiras e Sai de Baixo dividiram o segundo lugar da gincana.


O secretário Municipal de Meios Ambientais da época, Antônio Brito, informou a um jornal local que Alcobaça foi o único município do litoral do extremo sul selecionado naquele ano para participar das comemorações do Dia Mundial de Limpeza das Praias, porque desenvolvia atividades voltadas para a preservação do meio ambiente.


Sobre a ação, os representantes da ONG, disseram que buscou despertar através da gincana a consciência de todos os habitantes para a importância da limpeza e conservação das praias. “Sendo o mar um bem comum, todos precisam aprender a utilizá-lo de maneira racional”.


Com sua ação e participação no Dia Mundial de Limpeza das Praias, a comunidade alcobacense deu um bom exemplo de como lidar com a questão, mostrando- se responsável e ciente de que a poluição costeira pode ser amenizada através da conscientização de todos.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduando em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.

Compartilhar: