Por Daniel Rocha

No dia cinco de outubro de 1990, um monomotor Cessna-260 caiu na zona rural de Alcobaça – BA, mais precisamente no povoado de São José, vitimando  o piloto e  quatro tripulantes.

No avião de pequeno porte, voavam quatro norte-americanos, entre eles um funcionário do Consulado dos Estados Unidos , Daniel T. Humprys, que  faleceu no local em decorrência do impacto da queda, tal como o  piloto Joseph F. Bonaocc e os tripulantes, Mic Devid N. halack , Thimoti Pochmann e Mark Ebans.

Conforme a versão da imprensa, com base no relato de trabalhadores rurais que presenciaram a queda,  o avião  se destroçou ao tocar o chão  após ter colidido com um pé de eucalipto. 

Ainda conforme um jornal da época, os resgates dos corpos foram feitos pelos trabalhadores rurais e policiais que conseguiram chegar ao local após ter sido acionada. Os corpos foram levados para Itamaraju para necropsia e identificação.

Depois desse processo, a Delegacia de Itamaraju contactou o Consulado americano no Rio de Janeiro, que providenciou a vinda de um funcionário à região para conduzir o traslado dos corpos.

No relatório oficial sobre o acidente, feito pelo CENIPA – ( Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) o  sinistro foi causado por uma falha no motor  da  aeronave que  decolou do aeródromo de Nova Iguaçu, às 11:54 com destino a Porto Seguro-BA, para uma etapa de  03:45h de voo. 

Durante o percurso, foram prestados serviços de informação e alerta por contatos de  rádio  feitos com o Controle Rio, Rádio Campos, Controle Vitória e Rádio Caravelas. 

“Aproximadamente às 15:40 UTC, próximo de Alcobaça – Bahia, a aeronave entrou em voo descendente com ângulo de picada muito acentuado, colidindo com o solo”.

À imprensa, a delegada de Itamaraju, Ana Maria de Jesus, declarou na  época do ocorrido que não conseguiu levantar informações sobre a rota que o avião fazia e nem se os passageiros estavam a trabalho ou turismo. 

Embora nenhum relato sobre o assunto tenha sido encontrado, acredita-se que estavam os estrangeiros a passeio, pois, no ano de 1990,  Porto Seguro era o grande centro turístico do estado e atraia gente de toda parte.

Fontes:

www.desastresaereos.net

JB 1990

Daniel Rocha*

Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.  Contato WhatsApp: (73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com. O conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor. Facebook 

Compartilhar: